domingo, 24 de janeiro de 2010

Os melhores trabalhos de JAZZ

Desculpem a demora... Nunca mais colocámos nada aqui no blog... Mas estivemos à espera que alguém sugerisse algum tema... Como não houve sugestões, decido avançar com a lista de jazz que vos prometi.
Tal como vos disse, estas listas que coloco aqui são retiradas da colecção Penguin Guide, onde mostra uma lista exaustiva de grandes vultos do jazz. Mais uma vez vos digo que o que está na lista que vos proponho é apenas o supra-sumo, são aqueles álbuns que marcaram uma geração.
Espero, pois, que apreciem, pois trata-se do melhor dos melhores!

Oiçam boa música, estudem e bons riffs!!

http://www.4shared.com/file/205894028/fae73aca/pinguin_jazz.html

8 comentários:

  1. Ola.
    Estive dar uma vista de olhos pelo vosso blog e desde já aqui deixo os meus parabéns ao vosso trabalho. Sou um gutarrista com nenhuma formação musical e gostaria de vos pedir umas dicas.
    Ultimamente tenho feito em casa uns covers de Bullet for my Valentine e na parte dos solos , apesar de conseguir a tonalidade correcta , as notas não ganham muito sustain. Tenho ao meu dispor ;bass;middle;treble;drive boost;presence e volume boost.
    Alguma dica da vossa parte para pôr as notas a ´durarem' mais tempo com estes settings? Ou a forma como uns influenciam os outros?
    Tenho un Line6 de 30 watts e vou comprar em breve um fender frontmasn de 100 watts , será pela fraca impedancia do amplificador que possuo actualmente o facto de não conseguir o sustain desejado?

    Desculpem entrar a 'matar' com perguntas mas realmente não tou a dar com a coisa...
    Obrigado. Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Oi! Obrigado nós!

    Eu não tenho muita experiência com amplificadores. Eu também tenho um Frontman da Fender, mas só de 15 Watts (reais). Precisa mesmo de um amp tão potente? Se me permite sugerir o seguinte, eu diria que, com o dinheiro de um Frontman de 100W poderia investir em algo que o ajudasse com o que pretende, ou seja, o 'sustain'... Só com um amp não vai conseguir prolongar o tom das notas, a meu ver. Para isso há pedais de efeitos próprios (pedais isolados apenas para o efeito ou pedaleiras com vários efeitos, muito práticos) ou mudar alguns pickups da guitarra (humbuckers têm mais sustain).

    Prometo que amanha à noite coloco aqui uma referência de um pedal para o que pretende. Vou pesquisar sobre se o seu amp também dá...

    Qual é a guitarra que tem? E pickups? ;-)

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  3. Olá contróverso!

    Tal como o prometido, aqui estou a responder sobre a questão do 'sustain'.

    Um amplificador apenas por si só não faz o efeito pretendido, a não ser que ele tenha alguma potência e, ao tocar a nota pretendida para o sustain, aproximarmo-nos do amplificador para fazer um pequeno feed-back. Nem sempre resulta... Tal como disse, é necessário um pedal. Andei a ver uns porreiros, sem olhar a preço. O que encontrei mesmo de bom foram estes:

    http://www.bosscorp.co.jp/products/en/CS-3/

    http://www.behringer.de/EN/Products/CS100.aspx

    http://www.music123.com/DigiTech-XMS-Main-Squeeze-Compressor-Sustainer-Guitar-Effects-Pedal-150824-i1124369.Music123

    http://www.maxonfx.com/Reissue_DSDS.php

    O sustain está directamente relacionado com grande distorção. Por norma, os pedais virados para 'metal' têm um grande sustain... Como este:

    http://www.roger-mayer.co.uk/metalloid.htm

    Espero que tenha ajudado. Alguma coisa mais, estarei por aqui.

    Boas guitarradas!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela atenção e grato pelos conselhos. Assim que puder vou já visitar os links que aqui deixou. Muito obrigado mais uma vez.
    A guitarra que mais uso é uma ESP ltd fx260, quanto ao pickup tenho um invader da Seymour Duncan que é um humbucker na posição bridge e o outro é um humbucker também da DiMarzio o qual não me lembro agora da designação. O invader é brutal tanto nos graves como nos agudos e é completamente ´desenhado´para grande distorção.
    Tenho uma Pod Plus como pedaleira mas realmente nenhum dos efeitos que nela constam me dão o sustain pretendido.
    Vou seguir o seu conselho e assim que tiver um resultado aqui o virei partilhar
    Mil obrigados. Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Ah ... e boas guitarradas para si também! ;D

    ResponderEliminar
  6. Olá contróverso!

    Os pickups são poderosos! Já vi que o tipo de música que gosta de tocar é metal... Uma pergunta: queria saber se a pedaleira que tem é esta

    http://www.imuso.co.uk/Effects/7369-/Line-6-Floor-POD-Plus-Guitar-Multi-Effects-Pedal

    ResponderEliminar
  7. Por acaso é essa mesmo LesPaul, e por acaso até tem um compressor muito bom , e por acaso eu até sou um cego do caraças (passo a expressão) por realmente não ter rodado o dito botão até ao máximo para realmente obter o sustain pretendido...
    Enfim , as coisas mais bem escondidas são as que estão mesmo em frente ao nosso nariz LOL
    Realmente prefiro riffs pesados é verdade daí ter o Invader mas também gosto de blues e outras coisas de som limpo estilo Evidence dos Faith No More. O meu DiMarzio é o EJ dp211 , permite grande tonalidade com som limpo também. são 'poderosos' pode dizer-se. Obrigado.
    Em todo o caso estou grato pela ajuda que me prestaste ( tratamo-nos por 'tu' pode ser?) assim que li compressor/sustainer fez-se luz na minha cabeça. Desculpa a dúvida ridícula...até fiquei embaraçado...enfim...

    Mais uma vez muito obrigado! Vou continuar a passar por cá e agora vou ler o vosso último post pelo qual já passei os olhos e tem sem dúvida muito interesse para quem toca um instrumento.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Lol, acontece!
    Uma pedaleira como a que tens dão muito jeito. Simula uma série de tonalidades e de efeitos. Para casa é um bom 'brinquedo'!
    Tratar por tu? Claro!...
    Qualquer coisa estarei por aqui!
    Abraço!

    ResponderEliminar