quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Gravação áudio? Sempre...

Guitarristas, que tal vão esses riffs?
Um bom investimento que toda a gente que toque um instrumento musical deveria fazer (seja ele qual for) é um software que permita gravar o que toquem, ligando o instrumento em causa ao vosso computador.
Há softwares muito conhecidos, como o Cakewalk Sonar ou o Cubase (o mais popular software de produção musical do mundo). A MacIntosh tem o GarageBand de origem... Façam uma pesquisa e encontram muitos softwares similares. Há um novo chamado Steinberg Sequel 2, que permite combinar gravação, edição e mistura com vários sons de vários instrumentos pré-concebidos pelo próprio software. Vem com mais de 5000 loops, mais de 600 sons de instrumentos prontos a usar e muitos efeitos de boa qualidade, É um "primo" do Cubase...
Os softwares, por vezes, são um pouco "marginalizados" pelos seus "superiores". Falando de programas de tratamento de imagem, por exemplo, o Photoshop lidera as preferências; mas há outros produtos semelhantes, mais simples de se usar que, quanto a meu ver, estão (quase) ao mesmo nível dos de topo.
Um "brinquedo" também muito interessante é o eBand da Boss. Não é nenhum software; é um hardware! Liga-se a guitarra ao eBand, escolhemos os efeitos de som que queremos, escolhemos um ritmo e podemos improvisar horas a fio! Pode-se importar sons e ritmos, torná-los mais lentos e até "abafar" os sons da guitarra de uma música original para podermos tocar por cima. Ah, é verdade, e dá para gravarmos o que estamos a tocar!
Mas para que é que falo nestes "Gadgets"? É muito importante gravarmos o que estamos a tocar para nos ouvirmos posteriormente. Ajuda-nos a identificar muitos problemas. Se quisermos progredir, devemos de ser sinceros e vermos as nossas limitações. Não tenham medo de pedir a alguém para vos escutar a tocar e de ouvirem uma resposta menos positiva. Só assim é que evoluímos... Toquem, gravem, oiçam e melhorem!
Oiçam boa música, estudem e bons riffs!!!

3 comentários:

  1. I have a problem...nunca estou satisfeito com o que tenho a nível musical , e agora que vi o eBand tou mortinho por lhe pôr as mãos em cima!
    Aquilo é tudo o que um tipo precisa para ter em casa. Grande máquina e grande conselho LesPaul.

    Obrigado! Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Ronda os 350 euros , adeus Frontman 212 e hello eBand LOL
    Estive a ver o video de apresentação deste gadjet e acho a relação qualidade/preço muito razoável.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Oi!
    Sim, o eBand é do melhor que uma pessoa pode ter! E simula completamente a pedaleira que tens! Eu toco com um la na escola onde ando e é fora de série... Eu também gostava de ter 1, mas não vai ser para já... Para ser honesto, antes o eBand do que o Frontman, sem qualquer dúvida!! O teu Line6 é porreiro...
    Qualquer coisa, estarei por aqui!
    Abraço!!!

    ResponderEliminar