sexta-feira, 30 de abril de 2010

Selecção Nacional de Futebol não Selecciona portugueses!!

Boas!
Hoje falo-vos de mais uma vergonha do nosso amor pela música nacional. Nós sabemos que o futebol é um desporto que se sobrepõe a quase tudo e geralmente é tido como um veículo da imagem das nações. Na formação de uma selecção nacional profissional como é o caso da selecção nacional de futebol são aplicadas verbas que provêem dos impostos pagos por todos nós!
Então eu pergunto será que a nossa selecção não teria a obrigatoriedade para com todos os músicos nacionais de escolher entre todos eles (e existem muitos e bons) o seu hino cantado em português, produzido em Portugal e por portugueses? Eu já nem discuto a selecção nacional formada apenas por jogadores portugueses pois "tecnicamente" são todos jogadores portugueses. Mas que raio porque razão temos de ir buscar uma banda estrangeira, divulgar ainda mais a sua música pelo mundo, quando no mesmo estilo musical temos boas bandas, com boa música e com necessidade de serem divulgadas no exterior! É este o respeito que os organismos com muita visibilidade no exterior tem pela música portuguesa?
E ainda para mais é esta a educação que continuamos a ter? Em que a panorâmica musical estrangeira é sempre melhor que a nacional? Isto parece ridículo, mas sendo a selecção nacional um potencial veículo de imagem e cultura de Portugal como a maioria dos políticos gostam de anunciar, não deveria ser uma exigência desses mesmos políticos que a música portuguesa fosse parte integrante da cultura exposta pela selecção nacional de futebol, ou de qualquer outra modalidade?
Ou será que a música é cultura mas apenas quando é estrangeira? Depois deparamo-nos com todos os miúdos e miúda que adoram "jogar à bola", ver futebol ou apenas vestir a camisola da selecção nacional no dia do jogo que sabem as músicas dos BYP de cor e salteado, mas não conhecem uma única letra de uma musica em português, criada por um músico/músicos portugueses e interpretada por portugueses do principio ao fim! Será esta a educação musical que queremos continuar? Serão estes os exemplos que queremos?
E mais pertinente, porque razão as editoras os músicos e o pessoal do meio ainda não fez qualquer comentário a esta e outras situações?
Saudações musicais Fuserbass

Sem comentários:

Enviar um comentário