quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Escalas

Que belas férias!!

Muito interessantes por sinal, pois pelo que vejo e pelo que recebi, os nossos leitores nunca deixaram de nos acompanhar.

E muito que tiveram para ler graças ao grande LesPaul que muito contribuiu com excelentes post´s sobre guitarra.

Eu por outro lado, tive o prazer de aprofundar conhecimento com um excelente professor de música.

Entre as muitas conversas que tive com ele durante as férias, tive a oportunidade de tratar de alguns assuntos relacionados com os muitos e-mails que chegam através do nosso formulário.

Bom neste momento tenho de fazer aqui uma breve explicação.

É que relacionado com o exercício que coloquei no blog existem muitas pessoas que tiveram dificuldades em ler a pauta, e é por isso que vou tentar a partir daqui explicar tudo o que se encontra nesta pauta e explica-la.

Desta forma se abrirem a pauta vão ver uma coisa parecida com a imagem acima.

Assim vamos começar pelo principio, como já devem ter notado temos 5 linhas e mais 4 secundárias, as primeiras são chamadas de pentagrama as secundárias são chamadas de tablatura (estas variam de instrumento para instrumento e representam as cordas, neste caso são 4 pois é para um baixo de 4 cordas).

O pentagrama resulta da evolução ao longo dos tempos da forma como se escrevia música.
Esta regra estabelecida desde o séc. XI. No tempo dos romanos a escrita da música era realizado numa linha só o que dificultava principalmente a interpretação.

Esta forma simplificada de 5 linhas e 4 espaços permite encaixar toda a simbologia necessária para escrever e ler música.

Outra da simbologia encontrada na fig. 1 é a clave neste caso a clave de Fá. As claves são símbolos que são colocados no pentagrama (no inicio da pauta) com o objectivo de dar ao músico a indicação de como deve ler a mesma. Existem 3 claves básicas, a clave de Sol, Fá e Dó. Tendo em conta a numenclatura europeia, em que a nota musical Dó corresponde à letra C em que Ré a D, Mi a E, Fá a F, Sol a G, Lá a A e Si a B, a maioria dos estudioso acredita que os simbolos das claves são simbolos estilizados das correspondentes letras.
Mas as claves não são utilizadas indiscriminadamente, para cada tipo de instrumento, existe uma clave apropriada. A clave clave de Sol é utilizada em instrumentos agudos como a viola, a guitarra, as flautas, o clarinete, o oboé, violino, etc. É colocada na segunda linha a contar de baixo, pois esta é a forma de se ler o pentagrama, de baixo para cima e da esquerda para a direita.
A clave de Dó destina-se à representação da voz humana se bem que por vezes também pode ser utilizada para alguns instrumentos como as passagens mais agudas do trombone. Mas no que respeita à representação da voz humana esta pode ser colocada no pentagrama em três linhas diferentes, na 3ª representa a voz do Alto, na 4ª linha representa a voz do tenor, e na 2ª representa o mezzo-suprano.
Por ultimo mas não menos importante é a clave de Fá é geralmente representada na 4ª linha e é utilizada para os instrumentos mais graves como o trombone, o violoncelo, o contrabaixo, o fagote e naturalmente o baixo.
Além disto temos a simbologia 4/4 as barras dos compassos, os dois pontos nas barras as notas musicais, mas de tudo isso vou falar no próximo post.
No entanto necessitamos de fazer aqui apelo, um pedido e uma sugestão.
É dirigida a todos os que nos escrevem através do formulário, por favor coloquem as vossas dúvidas nos comentários de cada post, pois isso poupa-nos bastante tempo a responder a perguntas quase iguais, nós apesar de agradecer-mos toda a participação e de querermos cada vez mais existem dúvidas ou perguntas que podem ser deixadas nos comentários dos post´s, que não só nos poupa tempo como podem elucidar muita gente que visita o blog.
Mas queremos deixar aqui um agradecimento muito especial a todos os que têm comunicado através do nosso formulário.
Mas vá lá malta começem a colocar as questões nos comentários.
Saudações Musicais
Fuserbass

4 comentários:

  1. vocês não tem vergonha de um site tão chato sem informações.Vão estudar,porque eu sei mais que todos vocês
    juntos!!!!

    ResponderEliminar
  2. A nossa tentativa de criar um local na internet em Português que ajude quem tem algum tipo de dificuldade no que respeita à música ou aos instrumentos é algo que provavelmente este anónimo nunca teve a capacidade para o fazer. No entanto nós agradecemos todos os comentários mesmo os de quem não tem a coragem ou ombridade de se identificar. Os comentários e as criticas construtivas são algo que nós temos muito gosto em receber e responder. Aos vários pedidos de ajuda que nos chegaram sempre tentámos responder com a maior rapidez e com o máximo profissionalismo, mesmo não sendo profissionais desta área. Além disso nunca dissemos que sabíamos mais do que alguém, e temos claramente essa noção que existe muita gente que sabe muito mais do que nós.
    No entanto nós tivémos a coragem e a dedicação de fazer algo em Portugês, por simples paixão, e não dedicamos o nosso tempo a fazer comentários sem sentido, sem nos identificar-mos, sem qualquer sentido construtivo. Existem formas muito mais interessantes de passar o tempo e de nos tornarmos úteis para a sociedade.


    Fuserbass

    ResponderEliminar
  3. Respondendo a 'anónimo', decerto que sim. E decerto que muitas pessoas saberão mais do que ele. Mas acho que não descem tão baixo ao dizerem isso. Já vi dvd's de grandes músicos a explicarem como tocam e como aprenderam e ninguém diz que sabem mais do que nós.

    Sorte para os que puderam estudar música quando eram mais novos e pena pelos que não puderam. Mas não vamos tarde demais. Há sempre tempo para se aprender.

    A nossa ideia é explicarmos aos que pouco sabem. A avaliar pelo feedback que vamos tendo em mails particulares, estamos a fazer um bom trabalho. Estamos neste blog por gosto sem ganharmos nada. Encaramos aos que acedem a este blog como amigos e família, pois há algo que nos une - o gosto pela música e, em especial, pelas guitarras.

    Gostávamos que 'anónimo' fizesse parte deste blog para nos ajudar a abordar certos temas. E juntos decerto que iríamos aprender mais coisas.

    Mas aceitamos uma crítica, como é óbvio... Provavelmente foi um elogio... Obrigado 'anónimo'! Vamos tentar melhorar!

    ResponderEliminar
  4. Não se deixem abalar por um comentário tão absurdo com o de cima. Para pessoas que tocam pouco como eu, o vosso site é muito porreiro. Continuem.

    ResponderEliminar