quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DIA MUNDIAL DA MÚSICA

Dia 1 de Outubro é o Dia Mundial da Música e, aqui no blog, gostávamos de publicar um artigo (grande) sobre a história da música, mas infelizmente não foi possível. Mas pelo menos gostávamos de dar uma palavrinha, por mais pequena que seja.
A música é, para uns uma profissão, outros um hobbie e outros ambas as situações. Seja qual for a sua situação, a música é a única linguagem internacional. É uma forma das pessoas comunicarem sem barreiras e sem obstáculos, sem guerras e sem conflitos. É algo de muito importante numa sociedade, já que cada país está associado a um tipo de música. É algo que faz parte da cultura de cada povo.
Uma actividade tão importante devia de ser mais acessível a todos. Porque é que quando vamos para outro país vemos que os preços dos cd's e dos discos em vinil, entretanto em voga novamente, são mais reduzidos do que em Portugal? Pensamento inevitável é: se os ordenados aqui são superiores do que em Portugal, porque é que a música em Portugal é tão cara? Música não é cultura? Se calhar estamos a divagar, mas se o preço da música em geral fosse mais acessível talvez não houvesse tantos downloads como se verifica actualmente.
Portugal tem problemas de auto-estima. Tudo o que vem lá de fora significa qualidade. Por isso é que ouvimos pouca música portuguesa nas rádios e canais de tv. Mas isso não será culpa dos média? Aponta-se o dedo à, por exemplo, Mónica Sintra, insinuando que a qualidade é muito duvidosa, mas depois vão correr comprar um cd do Marcos. Ao menos a Mónica é portuguesa e merecia mais respeito pela parte dos portugueses. O Marcos, que este sim, é de qualidade zero, anda pelos Tops.
Gostávamos de lançar dois apelos: baixem os preços da música e divulguem mais a música portuguesa. E já!
Oiçam boa música, estudem e bons riffs!
Saudações musicais
Fuserbass e LesPaul

4 comentários:

  1. Já vem um pouco tarde o meu comentário, mas a verdade é que todos os dias deviam ser dia da música. E que tal as pessoas que querem aprender música não terem que pagar um balúrdio para o fazer...e porque é que as coisas não são acessíveis a todos os que querem aprender, ensinar, ouvir, criar música??
    A música portuguesa sempre teve grande qualidade senão não teríamos o maior símbolo do fado em Portugal, e não seria este o único pais onde verdadeiramente se sabe fazer, tocar e cantar o fado... Mas tudo isto passa por uma mudança de mentalidade que é necessária pois somos nós que nos estigmatizamos, deixando que o mercado de música estrangeira se sobreponha ao nosso. Oiçam boa música que venha do estrangeiro mas acima de tudo, dêem o crédito a música portuguesa que ela merece!
    Cá também se faz muito boa música e não se esqueçam, a boa música não tem nacionalidade!
    Parabéns pelo belo comentário a marcar o dia da música!
    Trincas

    ResponderEliminar
  2. Felizmente que este Governo que aí vem vai ter uma Ministra da Cultura que é pianista. Vamos ver se a música tem finalmente a atenção devida.

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderEliminar
  3. Com cordo com Trincas quando diz que a música não tem fronteiras, mas sempre existiu em nós portugueses um estigma de que tudo o que vem de fora é melhor que o que é criado em Portugal. É o velho ditado português que nos diz que a galinha da vizinha é sempre mais gorda que a minha. Temos de evoluir e prestar realmente atenção no que se faz em Portugal. Não querendo politizar a música mas temos aqui mais um caso da máquina do consumismo a funcionar em pleno, em que por vezes música que não vale o tempo que se leva a graver uma maquete é a que mais se vende.
    Temos de criar uma cultura de ouvir e comprar o que realmente é bom e não o que nos é "impingido" pelas máquinas de marketing.

    Mais uma vez agradeço o comentário.
    Saudações musicais.
    Fuserbass

    ResponderEliminar
  4. Era necessário uma limpeza da música ouvida em Portugal. Corram com as brasucadas que há praí que não tem qualidade nenhuma e OIÇAM MÚSICA PORTUGUESA, porra!

    ResponderEliminar