terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tablatura

Boas!!!
Prometido é devido, por isso aqui vai!!
Tablatura, formula simplificada de ler música (geralmente para execução) para quem não sabe, não quer, ou tem preguiça de aprender, ou ler a pauta.
A tablatura pode ter várias linhas no caso da guitarra tem 6 no caso do baixo convencional tem 4.
Pois é como já calcularam a tablatura tem sempre tantas linhas quantas cordas tiver o instrumento em causa.
A tablatura tem exactamente a mesma forma de ser lida como a pauta, ou seja de cima para baixo ( a linha de cima corresponde à corda mais fina e a linha de baixo corresponde à linha mais grossa ou corda de Mi) e sempre da esquerda para a direita.
Um dos elementos existente na tablatura são os números, esses números geralmente colocados em cima de cada uma das linhas correspondem aos trastes e naturalmente onde cada corda deve ser pisada. Por exemplo:A corda de Mi deve ser pisada no 1º, 2º 3º 4º traste, logo a seguir a corda de Lá deve ser pisada também no 1º, 2º 3º e 4º traste, no segundo compasso acontece o mesmo na corda de Ré e na corda de SOl.
É claro que a tablatura não nos dá todas as informações necessárias mas por exemplo no caso de silencio esse é demonstrado na tablatura com a ausência de um ou mais números como se demonstra na figura seguinte.

Podemos assim dizer que a tablatura é uma representação gráfica simplificada do braço do instrumento.Espero que tenha esclarecido algumas duvidas e se não esclareci não se esqueçam de postar nos comentários.

Saudações musicais

Fuserbass

Sem comentários:

Enviar um comentário