domingo, 22 de novembro de 2009

APELO À MÚSICA PORTUGUESA

Há uns tempos enviei um email ao Provedor da RTP para contestar o programa “Verão Total 2009” pelo facto de não haver grande divulgação da música de cada região por onde a equipa da RTP foi passando.

Para aqueles que nunca viram o programa, trata-se de um programa que ocorreu durante os meses de Agosto e Setembro, deslocando-se a várias cidades de Portugal, dando a conhecer, tanto a cidade como a região, nomeadamente a nível paisagístico e humano, onde abordavam a gastronomia, festas tradicionais, feiras e outras tradições e hábitos. Teve o seu interesse pois mostra o nosso país, mas era piroso quando os locais enviavam mensagens para os filhos e afins que estão no estrangeiro. Enfim.

E em parte é este o tema que me levou a enviar o email de que vos falei: porque não mostram a música tradicional dessas cidades e/ou regiões? Mostram, é um facto, mas uma pequena parte. Em vez de ir um artista de Lisboa ou algum brasileiro a Trás-os-Montes, porque não chamam apenas artistas desse ponto do país? Porque não mostram mais a nossa música? Em Mértola, por exemplo, foi cantar um artista brasileiro cujo nome não sei, a cantar “Quem é o gostosão daqui?”. Para além da falta de mau gosto da música e sobretudo da letra, ser transmitida em horário nobre (11 horas da manhã) revela tremenda falta de bom-senso por parte da RTP.

Atenção: não estou a criticar a música brasileira. Aliás, a imprensa portuguesa deviam olhar para os seus congénitos brasileiros e aprender um pouco com eles, pois no Brasil dão maior importância à própria música deles do que à música estrangeira. Em Portugal é demais, não ouvimos a nossa própria música. Não vamos ao cinema ver os nossos próprios filmes. Tudo o que é português não presta? Se assim é, então nada do que façamos presta, incluindo nós próprios...

Será possível que nós só sejamos bons no futebol? A comunicação social devia divulgar mais a nossa música, dando mais hipóteses aos nossos artistas. É triste quando não vemos nos tops nem um artista luso... E a questão é esta: se soubessem quantos bons artistas andam por aí... Entristece-me quando o Zé Cabra tem sucesso e os Desso Blues Gang nem conhecidos são... (sim, são portugueses, e bons).

A Antena 3, há uns anos, tinha um programa de música portuguesa que era a “A Quinta dos portugueses”, sendo transmitido precisamente às quintas-feiras. Mas porquê apenas esse dia da semana? São estas mentalidades redutoras que não nos levam a lado nenhum. Felizmente que apareceu, há poucos meses, a rádio Amália. Finalmente!!! Uma estação de rádio que só passa música portuguesa e música mais portuguesa do que esta é impossível!

Obviamente que há muitos artistas portugueses que não têm qualidade nenhuma. Claro que nem tudo interessa, mas há muitos outros no anonimato de topo... Conhecem o Gonçalo Pereira? Trata-se de um guitarrista fortemente elogiado pelo Keith Richard (este conhecem...), afirmando que, se o Gonçalo tivesse nascido nos EUA, já tinha tido o seu sucesso (merecido) há muito tempo. A esta hora talvez já houvesse uma tournee dos G3 com ele! E o Rui Veloso? Que ombreou com o B.B.King uns riffs valentes de blues? Ele recebeu grandes elogios do ‘bluesman’. Podia enunciar tantos outros artistas de grande qualidade...

É necessário mudar mentalidades o quanto antes. Para serem de topo, oiçam boa música, estudem e bons riffs!

9 comentários:

  1. "A mulher do vizinho é sempre melhor que a nossa" LOL
    È uma pena fazermos mais pelas brasileirices e música estrangeira que importamos em desdém do que de muita qualidade se faz aqui por terras lusas.
    Talvez em parte a culpa seja do pequeno mercado que somos enquanto nação. São elevados o custos da produção musical e quando o mercado não chega para cobrir os mesmos...
    As bandas nacionais com mais gabarito são as emigraram. é pena...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Já agora se me permitem , reparei ali no vosso separador de 'Lojas de instrumentos musicais' e se quiserem passem pela musicstore.com e adicionem-na até.
    Com preços bastante mais atractivos do que os practicados cá em portugal.
    Até parece mal neste post tão patriotista deixar aqui esta opiniao mas aguentem lá... LOL

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Em tom de arrependimento...passem pelo site da LISMUSICA também...acho que está em manutenção mas quando estiver pronto vale a pena dar uma vista de olhos ;)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelos 3 comentários! Preferíamos que se identificassem...

    De facto a música portuguesa (não a bimbalhada, mas a de qualidade) passa ao lado de quase todos os portugueses. É uma pena. Politiquices à parte, espero que a nova ministra da cultura consiga dar a volta à situação. Também era impensável passar-se a ouvir música portuguesa o tempo todo, pois não há mercado para isso. Mas há muita coisa à espera de serem descobertas pelos portugueses!

    Em relação às lojas de instrumentos musicais, nós preferimos colocar apenas lojas portuguesas. A Musicstore de facto vale a pena, mas penso que só será rentável se a compra for de 1 certo valor. Quando comprei a minha pedaleira, por exemplo, fui ao site e era mais caro... Há lojas portuguesas cujos preços na net não coincidem com os praticados nas lojas, pois fazem desconto. E sobre a Lismúsica, nós pedimos para colocarmos 1 link mas não responderam... Há muitas lojas de música, inclusivé a escola de música que recomendamos também vende material.

    Obrigado pelos comentários! São sempre bem vindos!

    ResponderEliminar
  5. Peço perdão pelo anonimato mas realmente não faz sentido para mim registar-me no blogger apenas para ter uma ID.
    Não sei se consigo usar aqui um nick mas vou tentar nas opções que me aparecem assim que publico o comentário.

    Já agora se me permites , que pedaleira usas? Não precisas de responder claro. Desculpa a abelhice.

    Um abraço

    ps: não consigo pôr um nick desculpa , vou considerar a hipotese de me registar. Até lá fiquem bem!

    ResponderEliminar
  6. Qualquer pessoa pode colocar 1 nick. É onde diz 'Comentar como'...

    A minha pedaleira é uma Zoom G2.1U. Para dar uns toques é engraçada. Quando toco com uma Fender gosto de tocar com som limpo, pois adoro o som das Strat!... Também tenho uma loopstation da Boss que é muito boa para se estudar escalas.

    Abraço! E obrigado pelas visitas!

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Se me premitem meter a colher na vossa conversa (LOL) tenho apenas a dizer que no caso da musicstore esta não foi contactada por nós, mas a grande maioria das lojas a nivel nacional que têm site foram contactadas através de e-mail, para saber se premitiam a colocação dos contactos do site ou da loja no nosso blog. Apenas as que estão na lista responderam, não sei se por falta de tempo ou por pensarem que queriamos qualquer tipo de compensação nem se dignaram a responder.
    Na minha opinião acho que a maioria dos responsaveis pelas lojas têm uma visão curta e acham que todos os blogs e forums estão sempre associados a algo de ilegal.
    No mail de contacto explicava que a colocação dos contactos ou links era com o intuito de divulgar o nome deles e de dar conhecimento aos nossos leitores de locais interessantes em que pudessem adquirir todo o tipo de material.
    E é por essa razão que não colocamos todos os links de todas lojas que conhecemos a nivel nacional.
    Nós gostávamos de ter links de norte a sul e ilhas, pois ao contrário do que muita gente pensa este blog em 5 meses já teve mais de 2000 visitas e além de Portugal temos visitantes assiduos do Brasil, Espanha França, Estados Unidos, entre outros.

    De qualquer maneira e além de me ter alongado no discurso fico muito contente que tenhamos pessoas interessadas quer na consulta do nosso blog quer na discussão dos assuntos que aqui vamos falando.

    Ultima colherada, não queres fazer sugestões de temas a tratar aqui no blog?

    Um abraço e continua a visitar este blog.

    Saudações musicais

    ResponderEliminar
  8. Aceitando o repto lançado, e que tal escreverem/partilharem informação sobre as vossas preferências musicais?

    Asinhas

    ResponderEliminar
  9. Peço desculpa pela demora da contra-resposta, juro que nao foi falta de consideração , mas ja cá não vinha desde um de dezembro.
    Caro Fuserbass , ha que pôr a colher (lol) a falar é que a gente se entende. Agradeço o apelo a sugerir temas que possam abordar aqui no vosso blog mas sinceramente isso já não seria da minha parte uma 'colherada' mas sim um alambazar-me ao tacho! lolololol
    Em todo o caso tenho a referir que acho que estão a fazer um bom trabalho e agradecer o link ali para o Speed Mechanics for Lead Guitar que me tem ajudado bastante.
    Se entretanto me lembrar de algo que gostaria de ver por aqui escrito/explicado prometo que terei a ousadia de o mencionar.

    Bom ano para todos!

    Ass: o anonimo que nao consegue 'meter' nick!

    ResponderEliminar