sábado, 20 de março de 2010

Aquecimento antes de tocarmos guitarra

Boas!!
O nosso amigo Ricardo M. enviou-nos uma sugestão para ser falado aqui no blog, facto que agradecemos muito. A questão levantada relaciona-se com que aquecimento se deve efectuar antes de pegarmos na guitarra ou baixo e começarmos a tocar. Não, não é mariquice... Um aquecimento prévio aos músculos e tendões evita que haja lesões futuras com posições incorrectas. A lesão mais usual são as tendinites... aparecem num instante mas levam muito tempo a desaparecerem...
Decerto que já viram os atletas fazerem alongamentos, seja que desporto for. Isso permite que os músculos e tendões fiquem quentes e maleáveis: os tenistas, por exemplo, antes de entrarem nos courts, já têm mais de 1 hora de aquecimento. Num concerto, o chamado checksound não é só para verificarem se o som está bom, mas também para começarem a aquecer. Os músicos tocam num local resguardado antes de entrarem em palco.
Vou mostrar aquecimentos que podem e devem fazer. Alguns eu vi e outros sou eu que faço por iniciativa própria.
A primeira coisa que devem ter em atenção é a temperatura da divisão de sua casa onde vão tocar. Temperaturas mais baixas vão dificultar o aquecimento das mãos, e as mãos devem estar quentes... De inverno, eu costumo colocar as mãos em água quente...
Gostava de esclarecer uma coisa: não vale a pena provocarem dor em cada exercício... Não é esse o objectivo pretendido. Devem efectuar um pouco de pressão mas antes de atingir uma situação dolorosa...
Vamos começar pelos braços. Puxe um pouco o braço pelo cotovelo para o levar para trás das costas como mostram as fotos. Aguente 10 segundos até mudar para o outro braço. No final, pode repetir.
Também pode efectuar 10 segundos em cada braço como mostram as fotos. Puxe igualmente o braço pelo cotovelo para trás das costas. No final pode repetir.
Passamos para as mãos. Com os braços bem esticados puxe os dedos para trás como mostram as fotos. Faça em ambas as mãos. Aguente cerca de 10 segundos cada exercício. No final pode repetir.
Agora faça de forma inversa em ambas as mãos. 10 segundos e no final pode repetir.
Também pode rodar cada mão para movimentar os pulsos.
Em relação aos dedos, abra-os como mostra as fotos. Pode ser as duas mãos ao mesmo tempo.

Descomprima os dedos fazendo os dois exercícios abaixo.

Também pode abrir e fechar os dedos várias vezes.
O importante nestes exercícios é trabalhar os ombros, cotovelos, pulsos e dedos. Não tem que ser estes exercícios, basta movimentarem estas partes do corpo para se 'soltarem'. Se optarem por fazer outros, tenham cuidado, pois podem estar a lesar partes do corpo. Façam sem pressas e sem esticarem em demasia. Tudo com calma e com suavidade.
Aproveito e falo da postura com que tocam guitarra. A maioria das pessoas que tocam guitarra em casa optam por terem uma postura sentada, nem sempre nas melhores maneiras.
As costas devem estar direitas. Os ombros devem estar para baixo e nunca levantados (há uma tendência de se elevar o ombro do braço que agarra a palheta). A forma como têm a guitarra também é muito importante. Vejam as próximas duas fotos: a primeira é a forma mais tradicional de se tocar (com a guitarra na perna direita) e a segunda está igualmente correcta (perna esquerda). Vejam a posição que mais se sintam confortáveis.
Uma cadeira que permita que as pernas façam um ângulo de 90º é o ideal. Mais uma vez apelo às costas e ombros. Temos tendência para nos inclinarmos para a frente para vermos bem onde estamos a tocar. Cuidado...
E já agora tenham um apoio para o pé. Há a tendência de erguer a perna onde a guitarra está apoiada, levando a que os músculos da perna fiquem muito tempo sem terem apoio, provocando um certo incómodo ao início, e dor passado algum tempo.
Agora vamos lá aquecer para rifarmos à grande!
Oiçam boa música, estudem e bons riffs!

1 comentário: