sexta-feira, 8 de junho de 2012

Jon Gomm em Portugal

Conhecem um músico chamado Jon Gomm? Quem não conhece deve de pesquisar alguns videos por essa internet para verem o que estão a perder. Este músico britânico esteve em Lisboa no passado dia 31 de Maio, no teatro Vilaret. Músico extraordinário, simpático, tímido. Já editou 2 cd's e esta vez foi a segunda que ele veio cá a Portugal, embora a primeira vez foi a título particular, em Cascais. Segundo palavras dele, pagavam-lhe em cerveja, e portanto tocou 3 dias consecutivos...

Jon Gomm é guitarrista, baixista e percussionista, tudo ao mesmo tempo, e com apenas um instrumento. Pois, é verdade, um instrumento: uma guitarra acústica. E ainda por cima canta. E canta bem!

O concerto foi muito divertido pois ele falou português através de uma cábula. Disse, por exemplo, que ele também tem uma música 'pimba' e executou-a. Oxalá que toda a música desse género fosse sempre como ele a tocou... A parte menos agradável (não sendo, de todo, considerada de desagradável) é a afinação constante que o músico tem que dar ao instrumento, dada a força que este exerce nas cordas em cada música.

Esta noite foi mágica. Não havia muitos espectadores. Os bilhetes eram de preço acessível. O tempo de concerto não foi muito longo, antes pelo contrário. Mas uma vez que o artista não tem muita obra publicada, até que se entende a duração da actuação. No final foi algo de encantador: o músico saiu do palco e tocou e cantou ao pé de todos, sem qualquer amplificação. Maravilhoso...

Não é necessário grandes instrumentos ou grandes aparatos para que um concerto seja memorável. Esta noite, com apenas uma guitarra e uma voz, presenciei a uma das melhores noites musicais da minha vida. Thanks Jon!!

http://www.youtube.com/watch?v=nY7GnAq6Znw


Sem comentários:

Enviar um comentário