terça-feira, 13 de novembro de 2012

Como limpar o braço da vossa guitarra?


Olá pessoal!

Como limpar o braço da vossa guitarra? Como produtos próprios, obviamente. Basta aplicar o produto e retirar o excesso, não é? Sim, é isso. Mas... e se o fretboard estiver muito sujo? Após anos e anos da guitarra estar parada, ganha aquela sujidade colada no fetboard, bem como verdete junto aos frets. Inclusivé os próprios frets ficam com 'picos' de verdete e ferrugem... Os produtos de limpeza retiram isso? Não...

Aquilo que vos vou ensinar pode ser feita por qualquer um de vocês. Contudo, tenham muito cuidado para não fazerem nenhuma asneira. Como qualquer actividade, para ficar bem feito é necessário muita calma e descontração. Alerta: se não se sentirem confortáveis a realizarem esta tarefa, não a façam.

Todos já ouviram falar de palha de aço. Não sei se sabem, mas existem vários graus de aspereza. É como as lixas. Se encontrarem a mais fina que existe, é essa que vocês irão necessitar. É a chamada lã de aço. Comprem um bocado, não sendo necessário muita quantidade. É barato, não se preocupem!

Então vamos lá: comecem por proteger o vosso instrumento, colocando algo entre a mesa e a guitarra, como por exemplo, um cobertor velho. Retirem as cordas da guitarra. É aconselhado proteger os pickups com algo que adira à guitarra, como por exemplo, fita-cola ou película de cozinha. Película será melhor porque protege melhor (já vão perceber porquê). Com a lã de aço (retirem apenas um pouco do que compraram) vão esfregar escala a escala, sem aplicarem muita força mas também não fazendo cócegas, ao longo de todo o fretboard. À medida que vão esfregando, verão que vai ficando limpo! Façam nesta direcção sem se preocuparem com os riscos que a lã de aço vai fazendo na madeira:



Não se esqueçam de esfregar junto aos frets que é onde se junta mais sujidade. E os frets incluídos! Façam ao longo de todo o fretboard. De seguida esfreguem o fretboard na direcção contrária, pois assim vai tirando os riscos feitos anteriormente (agora tenham atenção para não irem deixando nenhum risco no fretboard):




Vão trocando a lã de aço. E não se preocupem com as limalhas que vai largando. Protegendo os pickups faz com que essas limalhas não se 'colem' aos polos dos pickups. Como sabem, os pickups são bobinas que produzem um campo magnético, funcionando como iman. Se estes não tiverem protegidos, as limalhas são atraídas para lá, sendo muito custoso retirá-las.

Agora, peguem em toalhitas dos bébés e passem em todo o fretboard para retirarem as limalhas e gordura que o fretboard possa ter. Depois disso, passem um pano seco e limpo para retirar o excesso de produto. Usar estas toalhitas é uma boa forma de limpar a guitarra, desde que retirem o excesso depois. Se não ataca a pele de um bébé, não me parece que atacará a guitarra...

O vosso fretboard está pronto para ser aplicado os tais produtos que conhecem para hidratar a madeira! Uma dica: se o fretboard estiver muito seco, podem aplicar azeite em pequenas quantidades! Umas gotas entre cada fret, passando com um pano seco e limpo a seguir. Isto se o fretboard estiver demasiado seco. Se não for o caso, basta aqueles produtos tradicionais. Não se esqueçam de que se o vosso fretboard for em maple, não pode levar óleo de limão, ao passo que se for rosewood não tem qualquer problema.

Se a parte de trás do braço tiver muita sujidade, também podem pasar com lã de aço ao longo dele. Não façam muita força aqui, é só mesmo para retirar 'o maior'. Aqui dá-se preferência aos produtos de limpeza do corpo da guitarra. Ah, é verdade: NADA DE PRODUTOS PARA MÓVEIS!!! Cada produto tem a sua função própria.


Alguma dúvida, exponham!

Boas guitarradas!

Sem comentários:

Enviar um comentário