terça-feira, 16 de junho de 2009

O que tenho de fazer para começar a tocar baixo?

Acho que deve ser uma das mais recorrentes perguntas " O que devo fazer para começar a tocar baixo?"
A resposta só pode ser uma " Vontade e gosto pelo instrumento!" Porque sem vontade de aprender, não vale a pena o investimento quer financeiro, quer de tempo que se despende.
Por isso se reúnem as duas condições é por as mãos à obra!
Comecem por saber que tipo de baixo gostam mais, Precision bass, Jazz bass, ou PJ bass. Verifiquem também os amplificadores (é aconselhado amplificadores superiores a 60 watts), um afinador, um metrónomo e por experiência própria necessitam também de muita paciência, muita perseverança, mais paciência, e mais perseverança e já agora podem adicionar mais paciência!
Depois disso deverão fazer um investimento financeiro, e um investimento mental o financeiro consiste na compra do equipamento, o mental será a vossa mentalização de que não ficam a tocar após 10 minutos, nem 1 hora, nem 1 dia, nem 1 mês.
Quanto ao investimento financeiro as pessoas mais experientes sempre me aconselharam a comprar gamas de material mais baixas principalmente em relação ao baixo, alegando que depois de se adquirir experiência se poderá comprar material melhor.
Eu pessoalmente acho que tudo isso depende da disponibilidade financeira e do esforço monetário que se pretende fazer.
Um outro conselho que gostaria de aqui deixar, é o de adquirirem um, ou mais livros de iniciação, que vos poderá guiar no conhecimento de algumas técnicas, posicionamento das mãos, realizarem alguns dos exercícios básicos, etc.
Depois de tomarem algum à vontade com o equipamento devem procurar um professor que vos ajude a progredir.
Depois disso, estudem, pratiquem muito, conheçam os vários componentes do instrumento, por forma a descobrirem o que cada peça faz e para que serve.
Por hoje acho que chega, para motivar os futuros baixistas a iniciarem a aprendizagem!
Mais tarde irei falar das características gerais de cada modelo de baixo, de cada componente dos baixos e de todo o restante material (amplificadores, metrónomos, afinadores, pedais, etc.)
Saudações musicais
Fuserbass

1 comentário:

  1. Que belo começo...
    Continuação de bons momentos musicais.
    Asinhas

    ResponderEliminar