segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Compra de material (parte 3)

Guitarristas, como vão?
Pensavam que o material necessário apenas consistia na guitarra e amplificador? Nada disso!!!
Vamos por partes. De facto “só” necessitamos da guitarra, amplificador, palheta e cabos para tocarmos. Acontece que, há medida que uma pessoa vai evoluindo, vai descobrindo novos interesses musicais. Já agora faço um apela para comprarem um metrónomo, utensílio bastante útil para tocarmos a tempo.
Se gosto de tocar riffs de um guitarrista, porque não conseguir um som parecido a ele? Isso iria ser praticamente impossível, pois obter um som igual ao nosso guitar-hero era caríssimo... Além da guitarra com uns pickups escolhidos a dedo, possuem inúmeros artefactos para obterem aquele som que os caracteriza, como por exemplo, amplificadores, pré-amplificadores, pedais, etc... Felizmente há objectos acessíveis à nossa bolsa que simulam sons muito semelhantes ao que queremos: os processadores de efeitos de sons, ou pedaleiras.
Há muita coisa no mercado, mas todas elas emulam vários efeitos de sons, desde reverbs, delays, chorus, wha-wha, phasing, compressor, equalizer, etc. Com apenas uma pedaleira, estamos a substituir uma série de pedais de efeitos, bem como pré-amplificadores! Claro que tem limitações, mas para uso caseiro (e mesmo uso semi-profissional) é excelente!
Umas apenas são utilizadas pelas mãos, ou seja, as mudanças de sonoridades são alteradas por botões normais, mas há outras que são com as mãos e pés, apresentando grandes vantagens, pois permite uma rápida mudança de sonoridade com o pé, permitindo continuarmos a tocar. Aconselho estas. Inclusive há umas que dá para ligar ao PC/MAC via USB para gravarmos o que estamos a tocar. Há umas simples e outras bem complexas.
Existem sites que fornecem configurações para vários sons de vários guitarristas, sendo o som muito semelhante (ou mesmo igual)! Experimentem!
Oiçam boa música, estudem e bons riffs!

Sem comentários:

Enviar um comentário