domingo, 19 de julho de 2009

Aprendizagem da guitarra

OK. Várias pessoas me têm perguntado se é fácil ou difícil aprender a tocar. Ainda há uns dias escrevi aqui no blog sobre uma dúvida do meu amigo Peppe, relacionado com esta questão.
Eu escrevi que a aprendizagem é um processo moroso... Eu fui um autodidacta, e ficava muito contente quando conseguia fazer certos solos ou acordes de certos guitarristas. E tive muita pena de não ter tido aulas nessa altura... O meu conselho é terem sempre aulas de guitarra. Se não puderem, há muitos livros que ensinam os primeiros passos, desde a composição da guitarra até às escalas. Os acordes também são muito importantes de se aprender.
Um bom livro que se possa comprar aborda os temas seguintes:
1º - elementos da guitarra
2º - teoria do braço da guitarra
3º - saber as notas ao longo do braço da guitarra
4º - saber ler pautas/tablaturas
5º - formação de acordes
6º - escalas pentatónicas/diatónicas e arpejos
7º - técnicas de blues/rock/jazz
Mas, repito, paras e evoluir, nada melhor do que as aulas. Há muitas escolas de música. Aconselho a que optem por uma, ou ao pé de casa ou ao pé do trabalho. Há escolas que optam pelo ensino colectivo (aulas em grupo) e outras pelo individual. Eu prefiro o segundo, pois nas colectivas, o professor reparte a atenção pelos vários alunos, e nas individuais está só connosco e dedica-se só a nós.
Os preços das escolas variam, mas pode ir desde os 50€ até aos 100€ por mês (1 vez por semana, aulas de 1 hora). Eu tenho aulas na Petromúsica, localizada no Parque das Nações e o professor chama-se José Luís Ferreira. É um excelente guitarrista e professor.
Lembrem-se que só com muita insistência é que podemos evoluir. Grandes guitarristas de hoje treinavam 8 a 10 horas por dia... Claro que para nós isso é impossível, mas se treinássemos 30 a 60 minutos por dia já é muitíssimo bom.
Se precisarem de algum conselho, estão à vontade.
Oiçam boa música e bons riffs!

Sem comentários:

Enviar um comentário