domingo, 5 de julho de 2009

Compra de material (amplificador)

Então essas guitarradas?
Vou falar de amplificadores (amps). A pergunta é sempre a mesma: o que hei-de comprar? Podem pensar que investiram algum dinheiro na guitarra e que se calhar não devemos gastar muito dinheiro num amp. Totalmente errado, pois o amp é uma extensão da guitarra deveras importante. O amp tem uma influência brutal no som, portanto vamos ver o que nos interessa.
Vamos por partes: querem um amp para aprenderem a tocar em casa? É para tocarem sozinhos ou com alguém a acompanhar? Há amps pequenos com um som engraçado para se tocar em casa, mas é mesmo só para isso: tocar em casa... Se pensam formar uma banda, há instrumentos cujo som alto (bateria) anula completamente o som da nossa guitarra, portanto, neste caso, devemos de comprar uma coisa mais potente. E tenham atenção de que há amps para guitarra e outros para baixos. Cuidado.
Um aspecto muito importante é a potência de saída. Por norma é o chamariz principal de decisão na compra de um amp. Mas isso não é tudo. Quando uma marca anuncia que um certo modelo tem uma potência de 50 watts, não se trata dos watts reais (RMS), ou seja, os que efectivamente se verificam. Portanto o meu conselho é perguntarem ao vendedor quantos watts rms tem um certo amp. Eu tenho um de 15 watts rms e é demais para se ter em casa. Para se tocar com uma banda, tudo depende dos instrumentos com que irão tocar.
Voltando um pouco atrás, se quiseres um amp para aprenderem em casa, provavelmente não necessitarão de um produto muito sofisticado. Mas como eles desceram tanto de preço neste último ano, valeria a pena comprar uma coisa melhorzita! Há várias marcas e modelos, vejam com calma. Um amp, por norma, tem um botão de volume, do gain (distorção), reverb (eco) e botões de equalização (graves, médio e agudos). Mas há outros que têm efeitos incorporados (overdrive, metal efeitos efx...).
Há ainda os amps a válvulas, cujo som é muito melhor. Mas são mais caros e levam algum tempo a aquecerem para funcionarem a 100%.
Alguma dúvida que tenham já sabem.
Oiçam boa música e bons riffs!

Sem comentários:

Enviar um comentário