domingo, 26 de julho de 2009

Tutorial do software TuxGuitar

Venho falar de 1 software fantástico que nos ensina a tocar certas músicas das nossas bandas preferidas. O software é gratuito e chama-se TUXGUITAR (disponível para download – pesquisem). Vou fazer um pequeno tutorial para aprenderem a usá-lo. Há outros sofwtares parecidos, nomeadamente o GuitarPro, mas a vantagem deste é que é gratuito!
O primeiro passo, como é óbvio, é fazer download e instalá-lo. Depois do processo estar realizado, podem abri-lo à vontade, mas apenas vão ver uma pauta vazia. Coloquem o cursor em cima dos comandos e vão vendo o que cada um deles faz.
Vou ensinar como obter pautas de forma grautita. Acedam a este site:
Vamos pesquisar a música ‘Glasgow Kiss’ do John Petrucci, por exemplo. No search, escrevemos o nome da música e clicamos em ‘search!’.
Vamos obter o seguinte resultado:
Pode haver outros artistas que tenham músicas com o mesmo nome. Procurem bem. O que nos vai interessar é que o tipo de ficheiro seja ‘guitar pro’ e que tenha o maior número de estrelas possivel no ‘rating’. Maior número de estrelas significa maior aceitação das pessoas, logo é a pauta musical que mais se parece com o original. Estas pautas são feitas e colocadas no site por quem quiser, portanto se não gostarem do que obtiveram, tentem outra.
Depois de clicarem na que pensam ser melhor, aparece esta imagem (publicidade... pode não ser esta exactamente). Ignorem e cliquem onde assinalo:
Vai aparecer a seguinte página:
Clicar em ‘Download’ e seguir os passos. Normalmente opta-se por ‘Guardar’. Escolham a pasta para onde querem colocar as pautas. Criem uma página para o efeito (sugestão).
Quando abrirem o ficheiro que obtiveram deste processo, e se tudo correr bem, ele vai ser aberto pelo Tuxguitar. Vai ter este aspecto:
Teclem no botão PLAY. Vai tocar a música toda. A qualidade audio não é muito agradável, mas dá para entender.
Todos os instrumentos que fazem parte da música estão representados nesta lista.
Carregando no ‘mixer’ aparece todos os instrumentos, permitindo afinar o som ao vosso gosto. Também dá oportunidade de eliminar o som de certos instrumentos.
Por exemplo, quero tocar um solo de uma música. Deixo todos os instrumentos a tocar, com excepção da guitarra (fazendo ‘mudo’). Assim, posso estar entretido a tocar por cima da música. Ou então o inverso: se quiserem apenas ouvir o solo que querem tocar, cliquem em ‘solo’.
Podem personalizar a pauta! Façam duplo click em cima do nome do instrumento e podem alterar o nome do mesmo. Podem escrever o nome dos músicos em vez, por exemplo.
Se quiserem imprimir pautas, podem fazê-lo para cada instrumento. Cliquem no instrumento que querem imprimir e nas opções cliquem no símbolo da impressora.
É um processo fantástico de se tocar algumas músicas! Podem ainda tornar a música mais lenta para entenderem melhor cada frase da música se, por exemplo, o guitarrista tocar depressa demais.
Este software é a grande resposta ao famoso GuitarPro. Basicamente as funcionalidades são as mesmas, mas este ganha pontos em vários níveis, nomeadamente no som. Tem uma opção RSE (rel sound engine) que quando tocamos a música, parece quase real... Não é freeware, custando 59€. Mas como o Tuxguitar é gratuito, é uma excelente opção!!!
Oiçam boa música e bons riffs!

2 comentários: