terça-feira, 14 de julho de 2009

Strap, Strap lock, o que é e que falta faz!

Quem toca um instrumento de cordas na maioria das vezes utiliza uma correia (strap em inglês). Esta é colocada nos pin´s que os instrumentos têm e deve ser sempre utilizada!
Quais as razões? Bom, em primeiro lugar esta deve ser sempre utilizada para que o peso do instrumento seja distribuído, nas costas do utilizador deixando assim as mãos livres para poder toca-lo, em segundo lugar este utensílio deverá ser sempre utilizado mesmo quando tocamos sentados para que o instrumento não nos "fuja" e para que não estejamos sempre preocupados com a posição do instrumento.
E principalmente para que serve a correia (strap) além de "pendurarmos" o instrumento às costas, e libertar-nos do peso?
Para que este não caia. Faz diferença a correia que se utiliza para baixo ou para guitarra? Não, desde que esta seja suficientemente forte para aguentar o peso do instrumento. No entanto ficam aqui algumas dicas:
Esta deve ser em pele, não apenas porque é mais cómoda, mas também porque não escorrega. Esta deve ser almofadada, para que não magoe após algumas horas de utilização. As outras de algodão, ou de poliéster também servem e não deixam de ser suficientes mas realmente as melhores são as de pele.
Além disso aconselho-vos a adquirirem e a utilizarem na vossa correia um straplock ("cadeado da correia" se pretendermos a tradução directa). Para que serve bom como podem ver no vídeo para que isto não aconteça. O straplock é uma peça que apenas separa a correia do instrumento se o utilizador realmente quiser pois quem está a utilizar o instrumento terá de carregar ou puxar um fecho para que esta se solte.
Espero mais uma vez tenha deixado aqui informações interessantes.
Saudações musicais
Fuserbass

Sem comentários:

Enviar um comentário