segunda-feira, 6 de julho de 2009

Conhecer o Baixo

Depois de vos ter dado uma dica de como apareceu o Baixo eléctrico, gostaria agora de vos der a conhecer todos os "componente" do baixo.
Através desta imagem poderemos identificar as várias partes do baixo eléctrico.
Assim, temos:
1 - Cabeça: Parte inicial do braço onde estão fixados os carrilhões que são utilizados para fixar as cordas e afinar o instrumento.
2 - Braço: O braço é geralmente fabricado em madeira mais rija para evitar o empeno do mesmo. No braço está fixada a escala, e no seu interior está montado o tensor que ajuda a manter o braço direito.
3 - Escala: A escala do braço, é geralmente de madeira diferente, constituída pelos fretes e pelas marcações, que permitem ao músico tocar as notas ao longo do braço.
No entanto também existem escalas sem fretes e neste caso o baixo geralmente adquire no nome essa característica ( ex: precision bass fretless).
4 - Pickguard: Ou Guarda-unhas, é uma peça geralmente em plástico, que impede danos causados pelas unhas ou palhetas enquanto se toca (riscos, etc.).
Em alguns modelos serve também, para serem montados os pickups, botões de controlo e volume.
5 - Controlo de Volume ou Tom: Este potênciometro serve para variar o volume e o tom (apenas em alguns modelos) dos pickups.
6 - Pinos de Correia: servem para montar uma correia que permite colocar o instrumento, a "tiracolo" estes podem ser alterados para pinos de segurança (straplocks), para evitar a queda acidental do instrumento.
7 - Ponte: Ponto de fixação das cordas, deve estar afinada por forma a ter o mesmo raio de curvatura do braço.
8 - Pickups: Ou captadores, são bobines magnetizadas que captam o som das cordas como se "fosse um microfone" e que transformam o som em impulsos eléctricos (será um dos tópicos a desenvolver neste blog).
9 - Cordas: Podem ser de vários formatos, grossuras, e materiais, os sons por elas produzido pode ser captado através dos pickups, ou ressoar na caixa do instrumento (no caso de baixos acústicos ou contrabaixos).
10 - Frets: ou trastes, são pequenas barras metálicas montadas na escala e que marcam o local exacto em que a corda a ser pisada e tocada produz o som da nota correspondente.
11 - Marcações de escala: servem para ajudar o músico a encontrar as casas das notas geralmente estão marcadas a 3ª, 5ª, 7ª, 9ª, 12ª, 15ª, 17ª, 19ª, 21ª e a 24ª casa (os que têm).
12 - Pestana: é uma pequena barra de osso ou plástico e que separa a cabeça do braço com pequenos entalhes para o posicionamento das cordas.
13 - Tensor(parafuso): uma barra metálica que é afinada através do aberto ou desaperto do parafuso e que serve para manter o braço desempenado.
14 - Carrilhões: Tarraxa, ou cravelhas são também outros nomes que se podem dar a estas peças que servem para fixar as cordas e afina-las.

Saudações musicais

Fuserbass

Sem comentários:

Enviar um comentário