quinta-feira, 2 de julho de 2009

Precision Bass P-Bass

Fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/file:Fender_Jazz_Bass_patent_sketch.jpg
Antes da década de 50 do século passado, os baixistas apenas conheciam um instrumento, o contrabaixo acústico, pesado, grande e difícil de transportar embora com um excelente som (é um dos instrumentos que mais gosto de ouvir).
Audiovox Manufacturing Company de Seattle apresentou o primeiro guitarra baixo em 1936, mas sem grande sucesso.
Leo Fender em 1951 cria uma revolução na música ao apresentar o Precision Bass ou P-Bass, era um instrumento leve, de construção sólida que se podia tocar como uma guitarra.Leo Fender constrói assim um instrumento em tudo parecido a uma guitarra, e utilizando o principio da guitarra eléctrica, com a existência de pickups para amplificar o som, deixando de ter a necessidade de um grande volume e peso para ter o som característico dos baixos.
Este instrumento revolucionário é reproduzido actualmente quase em massa por todos os fabricantes de baixos, no entanto a Fender não teve rival durante muito tempo, na realidade o P-Bass apenas teve rival à altura com mais uma das criações de Leo Fender o Jazz Bass ou J-Bass.
O P-Bass foi o primeiro a ser construído em série desde a data da sua invenção atá aos dias de hoje.
A sua configuração inicial era a seguinte corpo em Ash e Alder (Freixo e Amieiro) com o braço em Maple (Plátano) ou Rosewood (Pau Rosa) com 20 fretes e pickup split single-coil.
Actualmente existe uma infinita variedade de baixos tipo P-Bass que utilizam as mais variadas madeiras ou combinações e até mesmo aglomerados de madeira, a electrificação também varia de acordo com as marcas, estilo musical ou com a utilização de pickups com variados timbres.
Para mim nada soa como o original.
Saudações musicais
Fuserbass

Sem comentários:

Enviar um comentário